Uma equipa de investigadores e engenheiros eletricistas da Universidade da Califórnia em San Diego, desenvolveu um sistema de transmissão sem fios, mais eficiente e mais seguro do que a transmissão por Bluetooth. Este sistema envia sinais de dados através de campo magnético natural do corpo humano, ou seja, utiliza o próprio corpo humano como meio de transmissão, para enviar sinais magnéticos entre os dispositivos.
Durante a experiência, foram enrolados fios protegidos com PVC em três partes do corpo do utilizador: cabeça, braços e pernas, gerando campos magnéticos que transmitiram sinais entre estas três regiões corporais.
O método opera essencialmente da mesma forma que uma ressonância magnética ou um implante médico sem fio, embora exigindo um nível de energia muito menor.
Os sinais Bluetooth emanam unidirecionalmente a partir da sua fonte atingindo cerca de 10 metros. Qualquer pessoa dentro desse perímetro pode, teoricamente, captar o sinal e intercetar os dados. No entanto, pelo fato do sinal deste sistema viajar através do corpo, um intruso teria de estar muito próximo, ou em contato físico direto, para intercetá-lo.
Fonte: Energia Inteligente